sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

José Socrates, mestre em arquitectura.



Uma das casas projectadas por José Sócrates, em Valhelhas - Covilhã (fotografia de Rui Gaudêncio in Jornal o Público)


J.Socrates : «Quero fazer uma breve declaração para considerar absolutamente deplorável a notícia do Público, que me diz respeito. É uma pretensa notícia. É basicamente um ataque pessoal e político»... «Todos os projectos que assinei durante a década de 80 são da minha autoria e da minha responsabilidade».

Sr Exmo 1º Ministro e já agora, 3/4 de Engenheiro, José Socrates, pelo que se pode ver nas imagens dos seus projectos, diria que a sua afirmação também não joga muito a seu favor. Basta olhar para essa bela obra portuguetana de grande sentido estético que coloquei para vocês verem, para se chegar a essa conclusão.
O senhor é, de facto, um homem de coragem.

Passemos aos dados:
Ao que parece, segundo o Público, foram encontradas 27 assinaturas de José Sócrates no arquivo camarário da Guarda, sobretudo respeitando casas de emigrantes, ampliações e anexos, mas também dois edifícios de habitação colectiva (isto em apenas mil processos vistos, num total de 4 mil submetidos à autarquia entre 1981-1990.

O mais curioso é que algumas dessas obras, de acordo com os donos, pertencem a outros autores. Nalguns casos, os documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho... Hummmm onde é que eu já vi disto?

Acredito até que, para muitos portugueses, este é mais um motivo de orgulho para com o nosso 1º Ministro, pois este só se estava a orientar. A "Orientação" faz parte da nossa gênese, e não é agora que vamos ter vergonha disso, certo?
Para mim esta é mais uma bela capacidade, que se junta às muitas que José Socrates possui.
Temos que ter orgulho nisso caramba!

Se um arrumador orienta uns trocos, os gunas orientam uns telémoveis, porque raio é que o Senhor Primeiro não pôde orientar umas casas? É justo.

Vejam aqui as referidas obras.
Digam lá se Guarda não é hoje uma cidade mais bonita graças às obras de José Sócrates.

Sem comentários: