quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"Superbactéria mata homossexuais"


Por momentos pensei que era um Superheroí, algures por aí, chamado Superbactéria, vestido com um facto radioactivo em forma de pílula oval, pussuídor de poderes e de uma coragem bravia, para converter ou "aniquilar" qualquer homossexual que se lhe atravessasse à frente.
Ora não... não é isso. É o título de uma notícia que acabo de ler no Portugal Diário.

De acordo com a fonte notíciosa e passo a citar, "Uma variante da bactéria Staphylococus aureus, multirresistente a antibióticos, incluindo a meticilina (um dos mais poderosos), já há alguns anos conhecida nas unidades de saúde, começou a aparecer fora do meio hospitalar nas comunidades homossexuais de São Francisco, Boston, Nova Iorque e Los Angeles, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, a publicar em Fevereiro na prestigiada revista científica Annals of Internal Medicine, noticia o Correio da Manhã na edição desta quarta-feira."

Não deixa de ser curioso que o título da revista comece com a palavra "Annals", para não falar também do nome, tão original, atribuído à bactéria.
Ao que parece isto deve-se ao facto de que a comunidade Homosexual é "«imunodeprimida e com mais lesões cutâneas», logo mais propícia ao contágio", esclarece Cristina Costa, coordenadora do Programa de Infecções hospitalares Multirresistentes da Direcção-Geral de Saúde, no depoimento prestado ao Jornal.
Bem... eu tinha uma noção de imunodepressão, mas é melhor confirmar no glossário dos Médicos.

Ora aqui está:

Imunodepressão (Glossário)
s. f. (fr. immunodépression; ing. immunosuppression). Diminuição ou supressão das reacções imunitárias do organismo que pode ter origem infecciosa ou ser obtida por meios terapêuticos (nomeadamente pelos medicamentos imunodepressores). (adj.: imuno- imunodeprimido deprimido deprimido.)

Epah alguma coisa aqui está errada... então a Cristina dizia que... os homosexuais e tal.... cheios de imunodepressões. Calma lá! Este assunto tem que ser esclarecido.

Vejamos novamente (com pequenas alterações):

Imunodepressão (Glossário)

s. f. (fr. immunodépression; ing. immunosuppression). Diminuição ou supressão das reacções imunitárias do organismo que pode ter origem infecciosa e/ou Homosexual e pode também ser obtida por meios terapêuticos (nomeadamente por excesso de mão à banda, pela prática da ingestão do café com o dedo mindinho esticado ou por anos de militância no CDS-PP ). (adj.: imuno- imunodeprimido imunodeprimidohomosexus.)

Assim está melhor! A Doutora Cristina Clara deve concordar comigo, já agora, perdoem-me a presunção, a Jornalista do artigo também (ahhhh que belo título!).
Tenho que propôr esta rectificação no Portal dos Medicos de Portugal (à wikipédia style) com urgência.
Já agora, vou ouvir menos Coldplay, para não correr riscos!




Ps: Para quem quiser, disponho aqui o link da notícia publicada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que também mata pedófilos?