terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Miúdos...



Trabalhar com miúdos é hiper cansativo mas também é um máximo! Dizem tudo o que pensam, não fazem fretes se não gostam de alguma coisa, estão sempre alegres e conseguem ajudar a não pensar nos problemas mesmo sem saber que o estão a fazer..
Por isso é que eu adoro o que faço! Também há dias (como as Segundas e as Sextas_Feiras) em que estão impossíveis de aturar e que me deixam os cabelos em pé e os nervos em franja...

Mas acaba por compensar.. É tão bom quando vêm pedir festinhas, dar a mão, quando "lutam" para ser o primeiro a dar um beijinho a Professora, quando pedem para curar a dor de barriga, quando me oferecem desenhos, quando dizem "Professora, gosto de tiii!", quando mostram que estão a perceber o que lhes ensino, quando ficam entusiasmados com alguma actividade que proponho... Enfim... Feito o balanço, acho que são mais os prós do que os contras!

Mesmo assim, ninguém se pode esquecer, apesar de muito pouca gente se lembrar, que ser professor não é fácil! Além de ser uma enorme responsabilidade, há aulas para preparar, planificações para fazer, fichas de trabalho, fichas de avaliação, materiais didácticos, cartazes, correcções de fichas e de cadernos, registos de avaliação para preenher, reuniões, aulas de apoio, Planos de Recuperação, PEI's,PCT's, ..................... Tudo isto não é feito em horário laboral, mas sim, horário extra-laboral.. Normalmente dá uma média de 10, 11 horas por dia, sem contar com o Sábado e o Domingo à tarde!

Mas o pior mesmo é ter de aturar os paizinhos! Porque o menino foi transpirado para casa, porque não quer comer a sopa, porque não gosta de ervilhas, porque foi com uma nódoa negra no joelho, porque o coleguinha chamou um nome feio, porque está muito constipado e não pode apanhar correntes de ar, ...

Não pensem com isto que me estou para aqui a lamentar e que não gosto de ser Professora.. Até gosto, foi isto que eu escolhi, mau era.. Mas é que às vezes há enormes injustiças em relação à vida de Professor: que é muito fácil ensinar a ler e a escrever, é só férias, têm horários de luxo e ordenados rechonchudos! Depois de passar por cá ou de conviver com alguém de perto é que se percebe que não é bem assim..

O balanço de ano e meio de trabalho é positivo.. Eu sei que as maiores dificuldades estão no início da carreira e que vou ganhando calo e mais experiência e que as coisas vão melhorar.. Sei também que trabalhar no privado é mais complicado, ainda por cima se tivermos dois níveis de ensino na mesma sala, como é o meu caso.
Acreditem que não é fácil! Mas até é giro.. :)

Juuuu

Sem comentários: