quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Melhores de 2007 - Parte 3



É a vez de recordarmos o espaço do cinema, da música, em 2007.

Devo confessar que este ano fui muito poucas vezes a salas de cinema, o ano que talvez tenho visto menos filmes, tanto no grande ecrã como em casa, de modo que, esta apenas será uma lista que decerto não terá alguns dos melhores filmes que pelo país passaram. As canções da minha vida, Sunshine, Pecados Íntimos, Inland Empire, Control, Shortbus, são alguns dos filmes que perdi e que provavelmente mudariam a minha lista. Ou seja, será uma nomeação pouco contundente, diria "atunelada", mas que se lixe! Os melhores filmes(que vi) de 2007 são:

1-Zodiac
2-Ratatouille
3-DeathProof
4-Simpsons
5-Francamente não consigo evocar um quinto filme para esta lista.

Em relação ao panorama musical, a coisa é bem diferente. Foi um ano em que estive muito atento ao que se fez por este mundo fora. Parece-me desde já que foi um ano mais proveitoso que 2006. É um ano de belos segundos alguns para algumas bandas, casos de Artic Monkeys, José González, Arcade Fire, M.I.A., LCD Soundsystem, que tiveram desse modo, a confirmação daquilo que se esperava. Foi também um ano que reafirmou o estatuto de nomes como The White Stripes, Radiohead, PJ Harvey e um belo regreso de Bruce Springsteen. Outras bandas também merecem destaque, casos das Au Revoir Simone e dos Blond Redhead, já numa vertente Pop, versão "sonho".
No mercado Português, a qualidade em quantidade, como já é hábito, não foi muita. Destaca-se o David Fonseca (têm-me surpreendido com este último álbum), os Micro Audio Waves, e os Pontos Negros, que apresentam um promissor EP, com uma sonoridade que nos remete para bandas como os The Strokes. Aqui está a lista dos 5 melhores (ordem aleatória)

1-M.I.A. "Kala"
2-Arcade Fire "Neon Bible"
3-The White Stripes "Icky Thumb"
4-Artic Monkeys "Favourite Worst Nightmare"
5-Bruce Springsteen "Magic"

Mário

Sem comentários: