quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro

Ontem, dia 23 de Abril, comemorou-se o Dia Mundial do Livro.

Adoro ler! Ler sentada numa esplanada ao sol, na praia, numa tarde de chuva no sofá com um belo chá ou na cama antes de adormecer é das coisas que mais gosto me dá. O meu livro preferido é o "Eva Luna" de Isabel Allende que é também a minha escritora preferida.


O livro conta a história de Eva.

"Eva é filha da selva, do analfabetismo, da pobreza e da solução alternada de golpes e ditaduras militares com breves períodos democráticos.
Na atribulada biografia, a tragédia transforma-se em tragicomédia mesmo quando sofre a dor atroz de amar em vão ou de ver morrer de amor uma mulher adúltera. Nómada desde a morte da mãe e depois de abandonar a casa de um célebre embalsamador de cadáveres, o professor Jones, a sua vida segue o modelo das personagens pícaras.
A sua família é composta de uma madrinha que acaba por enlouquecer; Mimi, uma mulher com corpo de Homem; e Huberto Naranjo, o único amigo de infância, seu protector e um dos primeiros a tomar parte dos movimentos guerrilheiros da América do Sul."

É um livro fabuloso e que eu adoro e vou reler um dia destes!

Há outros livros que eu adorei ler como "De amor e de sombra", "Paula", "Contos de Eva Luna", todos de Isabel Allende, "Como água para chocolate", "tão veloz como o desejo" e laura Esquível, "A praia roubada" de Joanne Harris, "As rosas de Atacama", "História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar", "O velho que lia romences de amor" de Luís Sepúlveda, "Veronika decide morrer" de Paulo Coelho, entre outros..


Não posso deixar de incluir nesta lista dois livros que li por obrigação mas que acabei por gostar imenso de os ler. Estes livros são "Os Maias" de Eça de Queirós e a "Aparição" de Vergílio Ferreira.



Como professora que sou, gosto muito de literatura infantil e destaco "A menina do mar", de Sophia de Mello Breyner, "Os ovos misteriosos" de Luisa Ducla Soares, "O grilo verde" de António Mota, ...



Neste momento, encontro-me a ler "A cidade dos Deuses Selvagens" de Isabel Allende.



Ju

1 comentário:

mik@ disse...

hum... tenho esse ultimo livro da isabel allende :) foi o primeiro que li dela. escreve muito bem mesmo :) ainda nao tive oportunidade de ler os restantes porque a cidade dos deuses selvagens faz parte de uma triologia que ela escreveu para os netos acho eu :)
beijos