quarta-feira, 20 de maio de 2009

Provas de Aferição 2009



Como Professora do 1º ciclo, considero lamentável o nível de exigência das Provas de Aferição de Língua Portuguesa e de Matemática que se realizaram na Segunda-feira e hoje, respectivamente.

Vigiei a realização das provas dos alunos do 4º ano do Colégio onde trabalho e vi os alunos consideraram ambas as Provas muito fáceis e que todos eles, até os que demonstram mais dificuldades, terminaram muito antes da hora prevista, devido a diminuto grau de exigência da prova.

Senão veja-se:

Prova de Aferição de Matemática de 2009

Questão 8: Calcula 415 - 21.

Questão 8 = básica, elementar, relativa aos conteúdos do 2º ano de escolaridade, tendo em conta que os alunos que realizam as Provas de Aferição são alunos do 4º ano de escolaridade e abordam conteúdos mais complexos como divisões e multiplicações com números decimais, entre outros. Destes, nem um para amostra.

E não sou só eu que o digo, professora-com-pouca-experiência-com-a-mania-que-sabe-tudo.

Disse-o também a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) que sublinhou que os enunciados contêm um "número exagerado de questões demasiado elementares", afirmando por isso que os resultados dos alunos poderiam ser bastante piores se os enunciados fossem "mais exigentes". (www.publico.pt)

O que me custa a acreditar a mim é: como é que num par de anos as duas disciplinas mais importantes e cujas classificações eram más passassem a disciplinas com bons e muito bons resultados, tendo-se registado uma melhoria muito significativa, palavras da Ministra da Educação.. É fácil, é ver as provas e cada um que tire as conclusões que quiser..

Como professora, sinto que não vale a pena batalhar e empenhar-me para que aos meus alunos seja reconhecido o real e devido valor... Mas até vale, por eles até vale!

Ju

Sem comentários: